Objetivo: propor, desenvolver e testar as bases metodológicas e operacionais de um sistema avaliativo que possa contribuir para o aperfeiçoamento da gestão de meios das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) no Brasil.

Parcerias: O projeto conta com o apoio financeiro e logístico do Ministério da Educação (MEC) e da Reitoria da Universidade de Brasília (UnB). A iniciativa dá continuidade a diversas atividades de colaboração iniciadas ainda em 2007 entre o Centro de Estudos Avançados de Governo e Administração Pública (CEAG/FACE), o MEC e o Fórum de Pró-Reitores de Planejamento e Administração das Instituições Federais de Ensino Superior (FORPLAD).

Vigência: 2007 a 2012

Descrição da Pesquisa

A pesquisa foi conduzida segundo as seguintes etapas:

Etapa 1 – Desenvolvimento de modelo avaliativo. Desenvolvimento de modelo avaliativo para a UnB, tendo como referência os estudos realizados anteriormente pela equipe do CEAG no âmbito do FORPLAD da ANDIFES.O modelo envolveu a análise da gestão organizacional e da gestão de infraestrutura universitária.
A gestão organizacional analisou aspectos relativos à: gestão de pessoas, gestão de planejamento, orçamento e finanças, gestão de contratos e convênios, gestão de tecnologia da informação e gestão institucional.
A gestão de infraestrutura contemplou aspectos relativos à gestão de serviços contínuos (limpeza, vigilância, energia elétrica, telefonia, etc), gestão da informação e gestão patrimonial.

Etapa 2 – Definição de critérios avaliativos. Os critérios avaliativos foram construídos a partir da percepção dos atores diretamente envolvidos nas diversas áreas associadas à gestão universitária. Eles apoiaram a definição de focos, critérios e indicadores utilizados no processo de avaliação. Dessa maneira, desde a sua concepção, a avaliação foi construída com apoio da equipe de gestores da Universidade.

Etapa 3 – Construção de questionários. A partir da definição dos critérios avaliativos foi realizada a coleta de dados a partir de entrevistas com os representantes de todas as unidades acadêmicas e administrativas integrantes do Sistema de Planejamento Institucional da UnB. A coleta foi realizada por uma equipe de entrevistadores selecionados pelo CESPE que aplicaram os questionários por meio de formulários eletrônicos em sistema desenvolvido pelo próprio CESPE.

Etapa 4 – A análise de dados foi realizada pelas equipes do CEAG, sob a direção da coordenação da pesquisa, de modo a proporcionar uma perspectiva integrada da situação da gestão de meios nas diversas unidades da UnB. O resultado dessa análise foi discutido com a Comissão de Modernização e Reestruturação da UnB e divulgado por meio de relatório.

A investigação sobre a gestão de meios na UnB compreendeu a realização de seis ciclos avaliativos:

Gestão de Pessoas
Gestão de Planejamento, Orçamento, Contabilidade e Finanças
Gestão da Tecnologia da Informação
Gestão de Infraestrutura
Gestão de Contratos e Convênios
Gestão Institucional

O modelo avaliativo desenvolvido combina técnicas de pesquisa social e de métodos de apoio à decisão baseada em análise de dados multicritério.

O modelo compreende:

A investigação da percepção dos gestores sobre a qualidade, eficiência e eficácia de rotinas, processos e estruturas que apoiam áreas estratégicas da administração universitária.
A construção de indicadores específicos para os vários aspectos da gestão de meios;
A análise comparativa do desempenho das diversas unidades acadêmicas e administrativas a partir desses indicadores;
A realização de entrevistas complementares visando apoiar a análise dos indicadores;
A construção de cenários para a tomada de decisão, com base nesses indicadores e em métodos de análise multicritério;
A proposição de uma lista de intervenções urgentes e prioritárias, assim como sugestões para a criação de capacidade na gestão de meios.

Resultados Alcançados

Relatório Consolidado da pesquisa sobre Gestão de Meios

Hotsite da Pesquisa sobre Gestão de Meios da UnB

Apresentação dos Resultados da Pesquisa (vou encaminhar arquivo depois)