Ir direto para menu de acessibilidade.

O CEAG

Publicado: Sexta, 16 de Outubro de 2015, 20h13 | Acessos: 24731

O Centro de Estudos Avançados de Governo e Administração Pública (CEAG) foi estabelecido formalmente em dezembro de 2003 como parte da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade  (FACE) da Universidade de Brasília (UnB).

O CEAG concretiza uma antiga aspiração de professores e alunos, que há muitos anos almejam estabelecer na Universidade de Brasília um espaço acadêmico multidisciplinar, voltado exclusivamente para atividades de ensino, pesquisa e extensão sobre temas relacionados à área governamental.

A existência, na Universidade de Brasília, de um centro específico, voltado exclusivamente para a área de estudos governamentais se justifica, dentre outras, pelas seguintes razões:

a.      Relevância e tradição acadêmica da área de estudos governamentais no âmbito internacional – A área de estudos governamentais tem longa tradição no meio acadêmico e está estruturada com base em um amplo conjunto de linhas de pesquisa voltado para a análise de problemas relevantes relacionados à estrutura e à dinâmica do setor público nos estados contemporâneos. Tais linhas de pesquisa estão atualmente sendo desenvolvidas por uma rede de colaboração acadêmica organizada, da qual participam os principais centros universitários do mundo, assim como um bom número de associações científicas.

b.      Carência de centros acadêmicos especializados na área governamental – Apesar da tradição e da existência de uma estrutura bem organizada, a área de estudos governamentais tem sido negligenciada pelos centros universitários do País. Em Brasília, especificamente, há algumas instituições que supostamente atuariam na área de estudos governamentais. Mas, na verdade, tais instituições têm como missão precípua a seleção e o treinamento profissional de funcionários públicos federais ou a administração de programas voltados para áreas muito específicas da administração pública (

c.      Vantagem comparativa – A localização da UnB gera vantagens comparativas para o desenvolvimento de um programa na área de estudos governamentais. A proximidade de órgãos federais, embaixadas e sedes de organismos internacionais e a existência de um fluxo contínuo de alunos e professores que atuam na administração pública, criam condições únicas para o desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão na área de estudos governamentais.

Dentre os principais objetivos do CEAG pode-se destacar a criação de uma infraestrutura básica para o desenvolvimento de programas de ensino, pesquisa e extensão em conformidade com os mais altos padrões de excelência acadêmica, voltados para a área governamental. Pretende, também, estabelecer um diálogo constante e uma rede de colaboração acadêmica com instituições de ensino e pesquisa no país e no exterior, com associações científicas especializadas, assim como com instituições governamentais e internacionais, que estejam dispostas a contribuir para o desenvolvimento da área de estudos governamentais.

registrado em: